Abrindo...

+55 11 5080.4933

O IOCP

Você está aqui: Home / O IOCP

IOCP - INSTITUTO DE OTORRINOLARINGOLOGIA E CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO

O IOCP tem como objetivos incentivar a pesquisa científica, programas de estudo, prática e aperfeiçoamento profissional, atuando na prevenção e no tratamento das doenças otorrinolaringológicas e de cabeça e pescoço.

Histórico

Em 1933, o grupo de médicos que se organizou com o objetivo de fundar uma nova escola de medicina em São Paulo, contou com a participação do Dr. Paulo Mangabeira Albernaz, otorrinolaringologista que residia em Campinas e semanalmentese deslocava para transmitir seus valiosos conhecimentos.

Lecionar, formar novos especialistas e assistir a população carente foram características de seu espírito pioneiro e desbravador, que ainda servem de inspiração para grande parte dos que seguiram seus passos na Escola Paulista de Medicina (EPM).

Oitenta anos depois, egressos da EPM reuniram-se novamente para dar seguimento aos ideais do professor Mangabeira Albernaz, e juntos fundaram, no final de 2013, o Instituto de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço – IOCP, uma associação de caráter científico e cultural, com autonomia administrativa e financeira, sem fins lucrativos, constituída por docentes, médicos e profissionais de saúde da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM).

O IOCP tem como objetivos incentivar a pesquisa científica, programas de estudo, prática e aperfeiçoamento profissional, atuando na prevenção e no tratamento das doenças otorrinolaringológicas e de cabeça e pescoço.

Diretoria

CONSELHO ADMINISTRATIVO


  • Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), com mestrado (1988) e doutorado (1992) em Medicina (Otorrinolaringologia) e Livre-Docência (2000) pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é docente chefe do Serviço de Cabeça e Pescoço da Universidade Federal de São Paulo. Atua principalmente na área de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, com foco em tireoide, paratireoide, voz, laringe, análise acústica, carcinoma da via aerodigestiva superior, nariz e seios paranasais.


  • Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (1978), com residência médica em Cirurgia Geral e Otorrinolaringologia pela Escola Paulista de Medicina (1981), título de especialista em Otorrinolaringologia pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial e pelo Conselho Federal de Medicina, mestrado (1983) e doutorado (1989) em Otorrinolaringologia pela Escola Paulista de Medicina e Livre-Docência (2001) em Otoneurologia pela Universidade Federal de São Paulo. Experiência na área de Otorrinolaringologia com ênfase em Otoneurologia, atuando principalmente nos seguintes temas: vertigem, surdez, potenciais evocados auditivos, diagnóstico e reabilitação dos distúrbios da audição e do equilíbrio corporal e doença de Ménière. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da UNIFESP, lotado na Disciplina de Otologia-Otoneurologia.


  • Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), com mestrado (1988) e doutorado (1992) em Medicina (Otorrinolaringologia) e Livre-Docência (2000) pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é docente chefe do Serviço de Cabeça e Pescoço da Universidade Federal de São Paulo. Atua principalmente na área de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, com foco em tireoide, paratireoide, voz, laringe, análise acústica, carcinoma da via aerodigestiva superior, nariz e seios paranasais.


  • Graduado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1977), com mestrado (1982) e doutorado (1988) em Medicina (Otorrinolaringologia) pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de São Paulo. Experiência na área de Medicina, com ênfase em Otorrinolaringologia, atuando principalmente nos seguintes temas: apnéia, sono, ronco, cpap e tratamento.


  • Graduada em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1982), com residência médica pela Universidade Federal de São Paulo (1986), especialização (Fellowship) em Otorrinolaringologia pela University of Iowa (1990), mestrado (1988) e doutorado (1992) em Medicina e pós-doutorado (1994) pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de São Paulo.

DIRETORIA EXECUTIVA


  • Diretor Executivo

    Graduado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1998), com mestrado em Medicina (Otorrinolaringologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2004), MBA Executivo em Gestão em Saúde pelo IBMEC-SP/HIAE (2008), Research Fellowship na University of Pennsylvania Health System (2009) e doutorado em Medicina (Otorrinolaringologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2010).


  • Vice-Diretora Executiva

    Graduada médica pela Faculdade de Medicina do ABC (1997), Residência Médica em Otorrinolaringologia (2000), Área de atuação em Medicina do Sono pela AMB (2012), Mestrado (2004) e Doutorado pela UNIFESP (2011), Professora afiliada e orientadora do programa de pós-graduação do Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da UNIFESP.


  • Diretor Técnico

    Graduado Médico pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS (2006). Residência Médica em Otorrinolaringologia (2012), Fellowship em Rinologia (2013), Mestrado pela Escola Paulista de Medicina / UNIFESP.(2015) e Título de Especialista em Administração em Saúde pela Associação Médica Brasileira (2016).

CONSELHO FISCAL


  • Graduado em Medicina pela Escola Paulista de Medicina (1976), com mestrado (1985) e doutorado (1988) pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo, delegado São Paulo da Associação Médica Brasileira, delegado da Associação Paulista de Medicina e delegado do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Experiência na área de Medicina, com ênfase em Otorrinolaringologia, atuando principalmente nos seguintes temas: deglutição, disfonia, disfagia, audição e respiração bucal.


  • Graduado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1985), com residência médica (1989), especialização em Disciplina de Doenças Infecciosas e Parasitárias (1990), mestrado (1992) e doutorado(1996) em Medicina (Otorrinolaringologia) pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é médico otorrinolaringologista da Universidade Federal de São Paulo, atuando no Hospital Paulista, Fundação Antônio Prudente, Hospital 9 de Julho e Otocapes; é revisor da Revista Brasileira de Otorrinolaringologia e da Acta Oto-Laryngologica. Experiência na área de Medicina, com ênfase em Otorrinolaringologia.


  • Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia (1986), com residência médica(1989) em Otorrinolaringologia e Mestrado(1992) em Medicina (Otorrinolaringologia) pela Escola Paulista de Medicina, aperfeiçoamento em Otologia e Otoneurocirurgia pela House Ear Institute e pela University of Southern California School of Medicine (1993), doutorado (1996)em Medicina e pós-doutorado(2008) pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço eCoordenadora do Programa de pós-graduação em Medicina (Otorrinolaringologia) na Universidade Federal de São Paulo. Experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Otorrinolaringológica, atuando principalmente nos seguintes temas: surdez súbita, osso temporal, otite média, disacusianeurossensorial e otosclerose.

Cadastre-se para receber nossa Newsletter

Informações sobre cursos, pesquisas, notícias e informações importantes sobre o IOCP