Abrindo...

+55 11 5080.4933

O IOCP

Você está aqui: Home / Artigos

Tontura tem Cura?

Muitas pessoas ao entrar em veículos não conseguem ler, sentem-se enjoadas e tontas. Algumas pessoas ao deitar na cama e se virar de lado sentem a sensação de que o corpo ou o ambiente passou a se mover rapidamente. Outras pessoas, ao caminhar, sentem que o chão está balançando ou que não estão caminhando em linha reta, ou ate mesmo desequilibram, esbarram em objetos e caem com facilidade.

Se você já teve qualquer uma destas sensações ou qualquer outro tipo de tontura, você precisa investigar tais sintomas, pois a tontura é um sintoma desconfortável e que pode interferir drasticamente nas atividades do dia a dia.

A tontura é uma sensação de perturbação do equilíbrio do corpo e a vertigem é uma falsa sensação de um movimento que na realidade não está ocorrendo. As causas são muito variadas, desde cardiológicas, neurológicas, hormonais até labirínticas.

As doenças do labirinto são responsáveis pela maioria das tonturas e são denominadas labirintopatias. O termo "labirintite" popularizou-se ao longo dos anos como um termo para definir erroneamente as labirintopatias.

Há tratamentos para todas as causas de tonturas, mas só é possível tratar quando conhecemos a causa, logo, não existe uma única doença chamada labirintite, é apenas um nome popularmente usado para se referir às doenças do labirinto, que possuem várias causas diferentes e tratamentos específicos.

Para manter um bom equilíbrio e evitar as tonturas devemos ter uma alimentação saudável, evitar doces, cafeína, produtos industrializados, jejum prolongado e dar preferência a alimentos frescos e poucos condimentados. Uma boa qualidade do sono também é essencial, bem como a prática de atividades físicas, que além de melhorar a saúde geral, ajuda no controle do estresse e da ansiedade.

Se você sente ou já sentiu tonturas, dificuldade para ouvir ou zumbido nos ouvidos, procure um médico otorrinolaringologista especialista na área de Otoneurologia.

Dra. Juliana Antoniolli Duarte
CRM/SP 128490

Médica Otorrinolaringologista
Especialista em Otoneurologia
Mestre em Otorrinolaringologia pela UNIFESP
Membro associado da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia
Membro colaborador do departamento de Otoneurologia
e de Educação Médica continuada da Aborl.
Preceptora do Ambulatório de Otoneurologia da UNIFESP
_antoniolli@yahoo.com.br

Cadastre-se para receber nossa Newsletter

Informações sobre cursos, pesquisas, notícias e informações importantes sobre o IOCP