Abrindo...

+55 11 5080.4933

O IOCP

Você está aqui: Home / Artigos

Tontura tem Cura?

Muitas pessoas ao entrar em veículos não conseguem ler, sentem-se enjoadas e tontas. Algumas pessoas ao deitar na cama e se virar de lado sentem a sensação de que o corpo ou o ambiente passou a se mover rapidamente. Outras pessoas, ao caminhar, sentem que o chão está balançando ou que não estão caminhando em linha reta, ou ate mesmo desequilibram, esbarram em objetos e caem com facilidade.

Se você já teve qualquer uma destas sensações ou qualquer outro tipo de tontura, você precisa investigar tais sintomas, pois a tontura é um sintoma desconfortável e que pode interferir drasticamente nas atividades do dia a dia.

A queixa de tontura é a segunda mais comum em todos os atendimentos médicos no mundo, perdendo apenas para a dor de cabeça, estima-se que 80% da população acima dos 60 anos já tenha tido ao menos 1 episódio de tontura ao longo da vida.

A tontura é uma sensação de perturbação do equilíbrio do corpo e a vertigem é uma falsa sensação de um movimento que na realidade não está ocorrendo. As causas são muito variadas: labirínticas, cardiológicas, neurológicas, hormonais, psicológicas entre outras.

As doenças do labirinto são responsáveis pela maioria das tonturas e são denominadas labirintopatias. O termo "labirintite" popularizou-se ao longo dos anos como um termo para definir erroneamente as labirintopatias. Há tratamentos para todas as causas de tonturas,mas só é possível tratar quando conhecemos a causa.

Para manter um bom equilíbrio e evitar as tonturas devemos ter uma alimentação saudável, evitar doces, cafeína, produtos industrializados, jejum prolongado e dar preferência a alimentos frescos e poucos condimentados. Uma boa qualidade do sono também é essencial, bem como a prática de atividades físicas, que além de melhorar a saúde geral, ajuda no controle do estresse e da ansiedade.

Se você sente ou já sentiu tonturas, dificuldade para ouvir ou zumbido nos ouvidos, procure um médico otorrinolaringologista.

Dra. Juliana Antoniolli Duarte
CRM/SP 128490
Médica Otorrinolaringologista
Especialista em Otoneurologia
Mestre em Otorrinolaringologia pela UNIFESP
Membro associado da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia
Membro colaborador do departamento de Otoneurologia
e de Educação Médica continuada da Aborl.
Preceptora do Ambulatório de Otoneurologia da UNIFESP
j_antoniolli@yahoo.com.br

Cadastre-se para receber nossa Newsletter

Informações sobre cursos, pesquisas, notícias e informações importantes sobre o IOCP